sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Fruto do Espírito Santo: Bondade!


Esta palavra é derivada de um termo grego que se refere à qualidade das pessoas que são dirigidas e desejam o que é bom, que representa os mais elevados valores éticos e morais. Paulo escreve: "Porque o fruto da luz consiste em toda a bondade, e justiça, e verdade" (Efés. 5:9). Diz também: "Por isso também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé; a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós" (2 Tess. 1:11,12). Paulo diz ainda, elogiando a igreja em Roma: "Certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros" ( Rom. 15:14).

Havia um terreno com algumas fontes de água. De uma delas jorra a água que supria o reservatório, pura e que nunca cessa de correr. O homem que analisou a água elogiou-a, dizendo que era a água mais pura que já tinha achado. Assim como a boa fonte, um bom coração nunca cessa de jorrar bondade.

A palavra "bom" no entender da Escritura significa literalmente "ser como Deus", porque Ele é o único que é perfeitamente bom. Uma coisa é ter padrões éticos elevados, outra coisa é a bondade que o Espírito Santo produz, que tem suas raízes em Deus. O significado deste fruto é mais amplo do que simplesmente "fazer o bem". Bondade é mais que isto. Bondade é amor em ação. Não somente traz em si a idéia de justiça, mas demonstra esta justiça, este "fazer o que é certo" vivendo diariamente no Espírito Santo. É fazer o bem a partir de um coração bom, é agradar a Deus sem esperar medalhas ou recompensas. Cristo quer que este tipo de bondade seja o normal em cada cristão. Os homens não podem achar substituto para a bondade, e nenhum artista em retoques espirituais pode imitá-la.

Nós podemos fazer boas obras e dar testemunho aos que vivem ao nosso redor de que temos algo "diferente" em nosso vida, praticando os princípios da bondade – algo diferente que talvez eles mesmos também queiram ter. Talvez até sejamos capazes de mostrar a outros como praticar os princípios da bondade. Mas a Bíblia diz: "O vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa" (Oséias 6:4). A verdadeira bondade é "fruto do Espírito", e nunca teremos sucesso tentando consegui-la com força e esforço próprios.

Devemos tomar cuidado: qualquer traço de bondade que o mundo vê em nós deve ser genuíno fruto do Espírito, e não um substituto falsificado, para que não levemos ninguém inconscientemente para um caminho errado.

Nunca devemos esquecer que Satanás pode se aproveitar de qualquer esforço humano e torcê-lo para que sirva para seus propósitos; mas ele não pode nem tocar o espírito quem é de Cristo, e firmado profundamente no Espírito Santo. Somente o Espírito pode produzir a bondade que é a toda prova.

A bondade nunca se manifesta sozinha neste grupo de facetas externas do fruto do Espírito, mas é sempre acompanhada por paciência e delicadeza. Estes três andam juntos e estavam maravilhosamente visíveis n’Aquele que é o exemplo perfeito do que você e eu devemos ser.
Pelo poder do Espírito Santo estes traços de caráter se tornam parte da nossa vida, para que possamos lembrar outros d’Ele.

Nenhum comentário: