sexta-feira, 21 de junho de 2013

COMO SE PREVENIR DA GRIPE!

vacina contra a gripe é o método mais eficaz para prevenir a doença, explica a infectologista Nancy Bellei, professora e coordenadora do programa de pós-graduação em viroses respiratórias da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).  
— A vacinação também tem um papel social fundamental porque a pessoa imunizada não transmite o vírus para quem está ao seu redor.   A imunização está disponível na rede pública apenas para o grupo de risco e em clínica privada por cerca de R$ 80,00.


Ambientes fechados com aglomerações de pessoas, como shopping, ônibus e metrô, contribuem para a propagação da gripe. Por isso, mantenha frestas de janelas ou porta aberta para deixar os locais bem ventilados e arejados






Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com lenço descartável e após seu uso jogue-o no lixo. Se possível, lave as mãos com água e sabão.







O contágio da gripe é feito pelas mucosas, por isso em locais públicos evite tocar boca, nariz e olhos após o contato com superfícies, especialmente em transportes públicos e ambientes com aglomerados de pessoas.






Outra maneira de afastar o vírus influenza é lavar bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia. Carregar álcool em gel na bolsa e higienizar as mãos, inclusive de crianças, sempre que necessário, também atua como um método simples de prevenção
Segundo o pneumologista Jairo Araújo, presidente da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), avisa que lavar as mãos, proteger a boca ao tossir e manter o ambiente arejado são "métodos que reduzem em 50% o risco de contrair gripes e resfriados"


Ficar ao lado de uma pessoa com alguma doença respiratória eleva o risco de contágio, por isso tente manter distância e não se esqueça de evitar levar a mão à boca e aos olhos.    

Se o gripado for o cônjuge ou filho, redobre os cuidados, pois os vírus estarão espalhados em várias superfícies da casa. Uma dica é limpar sempre com soluções desinfetantes as superfícies de mesas, telefones, maçanetas, móveis e outros objetos de uso coletivo.



Em hipótese alguma compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e pratos com pessoas gripadas ou resfriadas. O mesmo vale para toalha de rosto.







O vírus H1N1 vive mais em ambientes secos, por isso beba bastante água e mantenha o organismo sempre hidratado. Consumir frutas, verduras, peixes e cereais integrais ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Nenhum comentário: