quinta-feira, 28 de maio de 2015
segunda-feira, 25 de maio de 2015
MARCO ZERO DE SALTO
Esse espaço corresponde ao núcleo inicial da ocupação de Salto no final do século XVII. O capitão Tavares e sua mulher Maria Leite o teriam escolhido para a instalação da capela primitiva muito provavelmente pela vista da cachoeira no rio Tietê. No final do século XIX, vê-se o surgimento da cidade operária. A atividade fabril prospera. A partir de 1919 tem início o domínio da indústria Brasital, que marcará a paisagem não apenas por suas construções, mas também pela presença de seus trabalhadores.
Embora fosse região de circulação intensa, até o início da década de 1940 essa área era um simples descampado. Nessa época ela recebeu o primeiro tratamento paisagístico, obra inaugurada em 1942.
Salto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º12'03" Sul e a uma longitude 47º17'13" Oeste, estando a uma altitude de 555 metros. O município é cortado pelo rio Tietê. Sua população estimada em 1 de julho de 2009 era de 113.000 habitantes. E sua densidade demográfica em 2004 era de aproximadamente 771 hab/km².
É uma estância turística do interior do estado de São Paulo, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, na Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e na Microrregião de Sorocaba, entre as cidades de Itu e Indaiatuba. Deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê localizada à altura da Praça Archimedes Lammoglia.
Salto é um dos 29 municípios paulistas considerados
estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados
pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses
municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo
regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o
título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo
expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Apesar de só ter se desmembrado da cidade de Itu no século XIX, o marco da fundação de Salto é considerado a inauguração da capela do sítio Cachoeira, em 16 de junho de 1698. O proprietário do sítio era o Capitão Antônio Vieira Tavares, um ex-bandeirante (sobrinho do famoso bandeirante Raposo Tavares), que adquiriu as terras na margem direita do rio Tietê, até então habitadas pelos índios guaianases. No local onde se encontrava a capela original foi erguida a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, construída entre 1928 e 1936.
Durante o século XVIII a área de Salto não era mais do que um agrupamento de sítios. Passou a ser mais relevante a partir do século XIX com a implantação da cultura cafeeira. A cidade de Itu se tornou um importante centro produtor e um núcleo de concentração de renda. Os barões do café começavam a se tornar uma força política à parte do Império. A área de Salto foi visitada pelo Imperador Dom Pedro II por duas vezes, em 1846 e 1875. O Conde D'Eu visitou a cidade em 1874.
A real urbanização de Salto só começou em 1856 quando, após a realização do primeiro levantamentotopográfico, estipulou-se um plano de arruamento. Ao fim do arruamento, em 1857, Salto contava com não mais que sete estabelecimentos comerciais e uma única indústria (uma fábrica de velas).
Durante a década de 1870 Salto se torna um pequeno polo tecelão, com a instalação de várias indústrias têxteis, o que originou o apelido da cidade na época: "Pequena Manchester Paulista". A década também marcou a implantação da antiga estrada de ferro (1873), que cortava o atual bairro Estação.
Em 1889 Salto é emancipada. A elite cafeeira ituana estava forte como nunca e teve um papel central na derrocada do Império e implantação do regime republicano.
Na época, devido ao sistema de hierarquia que ainda se usava, Salto teve que ser primeiro considerada uma freguesia. Após o desmembramento foi considerada um município, mas não uma cidade. Só alcançou essa categoria em 1907.
A despeito da emancipação, Salto só deixou de se chamar "Salto de Itu" em 29 de dezembro de 1917 quando uma lei estadual mudou oficialmente seu nome para Salto.
No começo do século XX houve o primeiro grande movimento migratório em direção à cidade, constituído de colonos italianos que vieram trabalhar na colheita do café. A imigração italiana foi massiva durante os anos que se seguiram e as famílias de colonos formavam a maior parte da população, deixando marcas na cultura de Salto até os dias atuais.
Durante a década de 1940, soldados saltenses foram enviados à Segunda Guerra Mundial. Mais tarde houve uma polêmica se deveria-se ou não dar a alguma rua o nome de algum dos soldados, mas a maioria dos pracinhas não podia ser homenageada de tal forma por ainda estar viva. Optou-se por batizar-se uma via como "rua dos Expedicionários Saltenses". Alguns ítalo-saltenses entretanto se filiaram ao Círculo Fascista de Itu que apoiava, ainda que apenas verbalmente, Benito Mussolini.
Na década de 1950 indústrias de grande porte se instalam na cidade, e desde a década de 1970 Salto passa a receber intenso fluxo migratório de outros estados - em especial das regiões Nordeste e Sul, com destaque para o estado do Paraná.
MARCO ZERO DE LIMEIRA
A imagem é do chamado marco zero de Limeira. É a partir dali
que são definidas as distâncias. A pedra, colocada há décadas na Praça Luciano
Esteves, no centro, é desconhecida de muitos limeirenses.
Nela, estão marcados os pontos cardeais e as coordenadas
geográficas do município, como latitude, longitude e altitude em relação ao
nível do mar.
De acordo com a lei 452/56, a fundação da cidade se deu em
1824 – e não em 1826, como reza a tradição. Uma comissão foi montada em 2005
para discutir a questão, mas não se chegou a nenhum consenso. Até agora, a
divergência permanece.
JÁ ERA!
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
Música: Além do Átrio
Leva-me além
do Átrio
Dentro do
Santo Lugar
Além do
Altar de Bronze
Senhor venho
Te encontrar
..........................................................................................
Passa-me
pela multidão
Os
sacerdotes que Te louvam
Pois tenho
sede de justiça
Só aqui
posso encontrar
.........................................................................................
LEVA-ME AO
SANTO DOS SANTOS
LAVA-ME COM
O SANGUE DO CORDEIRO
LEVA-ME AO
SANTO DOS SANTOS
COMO BRASA,
TOQUE OS MEUS LÁBIOS, EIS-ME-AQUI
..........................................................................................
Dentro do
Seu Santo Templo
Além da luz
dourada
E através do
Altar de Incenso
Eu verei a
Sua Luz
Tenho sede
de te conhecer
Para sempre
Te adorar
e toda minha
vida
venho Te
ofertar
.............................................................................................
LEVA-ME AO
SANTO DOS SANTOS
LAVA-ME COM
O SANGUE DO CORDEIRO
LEVA-ME AO
SANTO DOS SANTOS
COMO BRASA,
TOQUE OS MEUS LÁBIOS, EIS-ME-AQUI
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
Por que a Macumba pega? (Sexta-feira 13)
O diabo ganhou força nesta madrugada com aos trabalhos de sexta-feira 13, os seus servos aguardam com ansiedade esta madrugada, reforçam os antigos e fazem novos trabalhos e por que funciona? Porque o diabo obriga as pessoas a servirem ele como as pessoas no passado serviam à Deus. Você sabia que a maioria dos rituais que o diabo recebe hoje, foram pré-escritos e ordenados por Deus no passado? Por exemplo: Imagine um pessoa pegando um vaso de barro e duas aves (pode ser galinha) e tecido vermelho e plantas e levar estes em um rio (águas correntes). Você imagina uma macumba, mas Deus mandou fazer isto no passado (Então o sacerdote ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo.
Mandará também o sacerdote que se degole uma ave num vaso de
barro sobre águas vivas,
E tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o
hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada sobre
as águas correntes.
E sobre aquele que há de purificar-se da lepra espargirá
sete vezes; então o declarará por limpo, e soltará a ave viva sobre a face do
campo.
E aquele que tem de purificar-se lavará as suas vestes, e
rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água; assim será limpo; e depois
entrará no arraial, porém, ficará fora da sua tenda por sete dias;
E será que ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, a sua
cabeça, e a sua barba, e as sobrancelhas; sim, rapará todo o pêlo, e lavará as
suas vestes, e lavará a sua carne com água, e será limpo,
¶ E ao oitavo dia tomará dois cordeiros sem defeito, e uma
cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de flor de farinha para oferta
de alimentos, amassada com azeite, e um logue de azeite;
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
COBRA QUE NÃO RASTEJA, NÃO ENGOLE SAPO!
“Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado” (Js 1:3).
SABE QUEM DISSE ISTO? FOI O PRÓPIO DEUS. O QUE SIGNIFICA? SIGNIFICAVA QUE SE ELE FICASSE PARADO NÃO IRIA CONQUISTAR NADA, NÃO IRIA ACONTECER NADA, FICARIA PENSANDO EM COMO DEUS É GRANDE E POR QUE NÃO SE MANIFESTAVA EM SEU FAVOR. DEUS APARECEU PARA JOSUÉ E FALOU COM ELE, QUANDO DEUS FALA ELE SEMPRE ANIMA, LEVANTA, FORTALECE, DEUS NÃO DÁ PALAVRAS DE DERROTA, PALAVRAS DE MORTE OU QUE DESANIME A PESSOA. MOISÉS, SEU LÍDER ESPIRITUAL HAVIA MORRIDO, E ELE ESTAVA UM TANTO DESOLADO, DESACREDITADO, MAS DEUS DISSE: Ninguém poderá te resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei nem te desampararei. Sê forte e corajoso, ... QUER DIZER, EU ESTOU CONTIGO, SOU CONTIGO, MAS IMAGINE SE ELE FICASSE PARADO.
DEUS É CONOSCO, TODO LUGAR QUE PISAR A PLANTA DO NOSSO PÉ, DEUS NOS HONRARÁ, NINGUÉM PODERÁ NOS RESISTIR TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA, NO ENTANTO... SEJAMOS FORTES E CORAJOSOS, DISPENSEMOS A ACOMODAÇÃO. VALEU E DEUS ABENÇOE!
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
A ORAÇÃO DO IMPOSSÍVEL!
E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.
E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.
E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. Atos 9:36-42
Qual é a oração do impossível? Neste texto bíblico acima está a oração do impossível.
A oração do Impossível, é aquela que a pessoa faz, pedindo a Deus algo que ninguém mais acredita. Ninguém acreditava que Dorcas voltaria a vida, isso era e é impossível, uma pessoa morta voltar a viver. Mas Pedro dobrou os joelhos e orou a Deus pedindo aquilo que ninguém mais acreditava e o impossível aconteceu. Quando você pede a Deus para te ajudar a pagar uma dívida que ninguém mais acredita que você vai pagar, quando você pede por um filho que está nas drogas e ninguém mais acredita que ele vai larga-las, quando você pede uma cura que até os especialistas já desenganaram, você está fazendo a oração do impossível. Deus vai te honrar, permaneça na fé!
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
A REALIDADE EM 2015!
Não seja ingênuo. Tempos difíceis vêm por aí. À medida que o fim se aproxima, os homens vão se tornando egocêntricos, loucos por dinheiro, fanfarrões, arrogantes, profanos, sem respeito para com os pais, cruéis, grosseiros, interesseiros sem escrúpulos, irredutíveis, caluniadores, sem autocontrole, selvagens, cínicos, traiçoeiros, impiedosos, vazios, viciados em sexo e alérgicos a Deus. Eles vão fazer da religião um espetáculo, mas nos bastidores se comportam como animais. Fique longe deles!
(2 Timóteo 3: 1-5)
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
O QUE ACONTECE NO INFERNO?
GRITOS: QUANDO VEMOS UMA PESSOA GRITANDO,
ISTO SE TORNA IRRITANTE, AGORA IMAGINE MILHÕES E MILHÕES DE PESSOAS GRTANDO DE
TERROR. É INSUPORTÁVEL E NÃO HÁ COMO ESCAPAR DESTES GRITOS.
FOGO: MUITOS
DIZEM QUE O FOGO NO INFERNO É QUENTE, MAIS QUE NÃO É COMO O DAQUI, MAS É ATÉ
PIOR NA SUA INTENSIDADE. SALMOS
140:10 DIZ “CAIAM SOBRE ELES BRASAS VIVAS, SEJAM
ATIRADOS AO FOGO, LANÇADOS EM ABISMO PARA QUE NÃO MAIS SE LEVANTEM”
O FOGO DO INFERNO ARRANCA TODAS AS FORÇAS DA PESSOA.
MATEUS
15:49 E 50 DIZ “...SAIRÃO OS ANJOS, E SEPARANDO OS
MAUS DENTRE OS JUSTOS E OS LANÇARÃO NA FORNALHA ACESA; ALI HAVERÁ CHORO E
RANGER DE DENTES.”
SALMOS 11.6 DIZ “FARÁ
CHOVER SOBRE OS PEVERSOS BRASAS DE FOGO E ENXOFRE, E VENTO ABRASADOR SERÁ A
PARTE DO SEU CÁLICE. EM
APOCALIPSE 9:2 DIZ: E ABRIU O POÇO DO ABISMO, E SUBIU FUMAÇA DO POÇO, COMO A
FUMAÇA DE UMA GRANDE FORNALHA, E COM A FUMAÇA DO POÇO ESCURECEU-SE O SOL E O
AR. ISTO
MOSTRA QUE HÁ FOGO DE VERDADE NO ABISMO. ESTE FOGO FAZ AS PESSOAS GRITAREM DESESPERADAMENTE!
IMAGINE ELAS SENDO QUEIMADAS, TODOS NÓS SABEMOS QUÃO TERRÍVEL É O FOGO. VEJA O
CASO DAS TORRES GÊMEAS, AS PESSOAS PREFERIAM PULAR DO PRÉDIO, PORQUE A
TEMPERATURA ERA DE QUASE 1.093 GRAUS CELSIUS. UMA VEZ ATINGIDAS PELO
FOGO, TERIAM QUEIMADO COMPLETAMENTE EM 15 SEGUNDOS. SE PARARMOS PARA VER O
TAMANHO DAQUELES PRÉDIOS, CHEGAMOS A CONCLUSÃO DE QUE ERA PRECISO MUITA CORAGEM
PARA PULAR, SE JOGAR LÁ DE CIMA. CIENTISTAS DIZEM QUE O CALOR DO CENTRO DA
TERRA É DE 6.650 GRAUS CELSIUS. IMAGINE ESSA TEMPERATURA, IMAGINE VIVER
NELA POR TODA A ETERNIDADE, PARA SEMPRE.
ESQUECIMENTO: EM SALMOS
88:12 DIZ QUE LÁ É A “TERRA DO ESQUECIMENTO”.
SEDE: QUANDO O RICO FOI PARA O INFERNO (LUCAS 16:23 E 24), JESUS DISSE QUE ALI
ELE ESTAVA ATORMENTADO E PEDIA PARA DERRAMAR UMA GOTA DE ÁGUA SOBRE SUA LÍNGUA,
CLARO QUE ESTA GOTA NÃO RESOLVERIA NADA, MAIS O TORMENTO LHE FAZIA DESEJAR
APENAS UMA GOTA.
PERTURBAÇÕES:
APOCALIPSE 14:11 FALA QUE ... SEU TORMENTO
SOBE PARA SEMPRE E NÃO HÁ DESCANSO NEM DE DIA E NEM DE NOITE. NO
INFERNO NÃO HÁ DESCANSO. E A PESSOA PRECISA DESCANSAR, EXATAMENTE COMO PRECISA
AQUI! MAS NUNCA SE TEM A CHANCE DE DESCANSAR E DORMIR. IMAGINE NÃO PODER DORMIR
APENAS 2 NOITES SEGUIDAS? OU VÁRIAS NOITES? AÍ A PESSOA PENSA QUE VAI MORRER
POR FICAR ALGUMAS NOITES SEM DORMIR, MAS CONTINUA VIVA. O TORMENTO DURA PARA
SEMPRE, E TRAZ CONSIGO A AUSÊNCIA DE DESCANÇO.
INSÔNIA:
SALMOS 127:2 DIZ QUE DEUS DEU AOS
SEUS AMADOS O SONO! ENTÃO, O SONO ELE DEU PARA OS SEUS AMADOS! NO INFERNO, VOCÊ
NÃO É MAIS O AMADO DE DEUS.
MALDADE:
EM TIAGO 1:17 DIZ QUE TODA BOA DÁDIVA
E TODO DOM PERFEITO VEM LÁ DO ALTO, DESCENDO DO PAI DAS LUZES, O
INFERNO É A AUSÊNCIA DA BONDADE DE DEUS.
FUMAÇA: EM APOCALIPSE 9:2 DIZ: E ABRIU O POÇO DO ABISMO, E SUBIU FUMAÇA DO POÇO, COMO A FUMAÇA
DE UMA GRANDE FORNALHA, E COM A FUMAÇA DO POÇO ESCURECEU-SE O SOL E O AR. VOCÊ NÃO CONSEGUE RESPIRAR, VOCÊ NÃO
TEM AR FRESCO, O AR ESTÁ COM FUMAÇA DE FOGO COM ENXOFRE. EM ISAIAS 42:5 DIZ QUE DEUS DEU RESPIRAÇÃO, FOLEGO DE VIDA PARA AS
PESSOAS SOBRE A TERRA, VEJA SOBRE A TERRA, E NÃO SOB, QUE É O
CASO DAQUELES QUE SE ENCONTRAM LÁ. O ODOR DA FUMAÇA DE ENXOFRE VAI TRANCAR SUA
RESPIRAÇÃO E AINDA ARDER.
ESCURIDÃO: APOCALIPSE 9:2: E COM A FUMAÇA DO POÇO
ESCURECEU-SE O SOL E O AR. VOCÊ NÃO VÊ O BRILHO DO SOL.
SOLIDÃO: LUCAS
16:23 E 24: NÃO HAVERÁ NENHUM RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS, NUNCA MAIS A
PESSOA VAI PODER INTERAGIR COM ALGUÉM, FICARÁ COMPLETAMENTE ISOLADA. TODOS
SABEM O QUÃO RUIM É VIVER SÓ, É A MAIOR PUNIÇAO PARA UM SER HUMANO. NÃO HÁ
CONVERSAÇÃO, NÃO VAI BATER UM PAPO COM NINGUÉM.
RESUMO:
TODAS ESSAS COISAS QUE NÓS TEMOS AQUI, SÃO BENÇÃOS DE DEUS, DORMIR, CONVERSAR,
VIVER EM CONVÍVIO, RESPIRAR DIREITO, COMER, BEBER, DEUS NOS DEU PARA
DESFRUTARMOS, É A BONDADE DELE, APC 22
MOSTRA ISTO. E NO INFERNO NÃO HÁ BONDADE ALGUMA.
EXISTEM 49 PASSAGENS BÍBLICAS QUE FALAM ONDE O INFERNO ESTÁ EXATAMENTE
AGORA. EMBAIXO DA TERRA, LEMBRA-SE DE JESUS? EFÉSIOS 4:9 DIZ QUE ELE DESCEU NA PARTE MAIS BAIXA DA TERRA, LUCAS 16:26, EZEQUIEL 26:20, NÚMEROS 16:32
E VÁRIOS OUTROS VERSÍCULOS. DIZEM QUE O RAIO DE DISTÂNCIA ATÉ O CENTRO DA TERRA
É DE 6.437 KM
Assinar:
Postagens (Atom)